terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Adaptações de livros para filmes

No dia 08/01 vi o filme Inferno, com Tom Hanks e Felicity Jones no elenco, filme adaptado/baseado na obra de mesmo nome de Dan Brown que fechou a quadrilogia das aventuras do Professor Robert Langdon. Pois bem, os outros filmes (Anjos e Demônios e O Código da Vinci) também já os vi portanto neste estava com um pé atrás. Justificável. E vou explicar o porque.
Inferno, filme baseado no livro de mesmo nome de Dan Brown

Geralmente quando anunciado uma produção baseada ou adaptada de um livro, HQ ou mangá, ficamos receosos pois nem sempre as mesmas são fieis. Isso é ruim? Não em um todo. Podemos pegar aqui como exemplo Resident Evil (os filmes) que pegaram "emprestado" o nome da consagrada série de jogos. Emprestado pois não tem em quase nada a ver com os games. A protagonista não é a dos jogos e quando os mesmos aparecem chegam a ser ridículos. Mas os filmes são ruins? Em minha opinião, não. Não são.
Filmes "baseados" na consagrada franquia de games.

O que nos leva ao filme em questão que citei no inicio do post. Claramente ao meu ver, o mesmo foi produzido para nos presentear com um final feliz digno de filmes da Disney onde tudo acaba bem e aprendemos uma lição de moral. Mas essa não é a "pior" parte. Fico me perguntando qual a dificuldade de simplesmente caracterizarem o ator de modo a ficar parecido com o livro. Uma simples peruca já ajuda. E porque mudar tanto os fatos para ficarem condizentes com o final que eles pretendem? Toda a história que envolve os livros de Dan Brown, citação a lugares, organizações, foi praticamente apagado do filme. "Ah mas você tá falando isso só porque leu o livro". Sim e não. O filme em si é bom mas ofende gravemente a obra do autor.
Livro Inferno no qual o filme foi baseado/adaptado. 

Para finalizar deixo um pensamento. O porque de ser tão dificil de vermos boas adaptações? Qual a dificuldade em faze-las?  São os diretores? Os atores? A produção como um geral? Direitos autorais O próprio autor da obra original?

Até mais o//

Nenhum comentário:

Postar um comentário