quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Vamos falar do Japão: Karoshi, suicídio por excesso de trabalho.


Olá pessoal! Hoje vamos conversar um pouco sobre a Terra do Sol Nascente. O Japão tem muitas coisas boas, tais como sua cultura, educação, animes obviamente entre outras coisas maravilhosas. Mas o eles assim como muitos países não é perfeito. Apesar da sua vasta educação e não terem tantos problemas como; por exemplo; o Brasil; eles tem alguns bem graves como o que eu trago hoje: suicídio por excesso de trabalho.
Exemplo de trabalhador Japonês. 
Recentemente esse assunto voltou a ser pauta nos principais jornais e sites relacionados com a cultura oriental devido a uma jovem de 24 anos ter cometido suicídio por excesso de trabalho e que acabou levando a renuncia do empresário japonês Matsuri Takahashi presidente da empresa (você pode conferir a noticia  aqui nesse link: Folha de São Paulo ).
Pais de Matsuri Takahashi numa conferência de imprensa em outubro.
Mas ai surge uma pergunta: porque tantos suicídios ocorrem lá? Para tanto temos que entender algo. Desde o inicio da vida os japoneses tem uma vida "programada". O que quero dizer com isso? Suas vidas desde a escola são com base em boas notas. Boas notas para ir ao ensino médio. Boas para a faculdade. E boas para conseguir um bom emprego. Então sempre tem uma grande cobrança em cima dos mesmos. E por tal eles sempre se esforçam além do seu limite e as empresas cobram isso deles também. 
Exemplo de trabalhador japonês. 
E o que está sendo feito para evitar que isso continue ocorrendo? O governo japonês está trabalhando em contra medidas para que isso diminua afinal é algo que ocorre a muito tempo e não pode ser mudado de uma hora para outra. Recentemente foi lançado o "programa" sexta feira premium na qual os funcionários podem sair mais cedo de seus trabalhos. Além disso eles também estão fiscalizando as empresas que fazem os empregados trabalharem mais do que as horas extras previstas por lei e publicando isso para que futuros empregados possam saber. 
Temos também ações vinda de uma pessoa da comunidade japonesa conhecida como o "Guardião do Suicídio de Tojinbo" (você pode saber mais sobre ele aqui Japão em Foco.). 

Espero que tenham gostado da matéria. Em breve trago mais !!!

Até mais o//







Nenhum comentário:

Postar um comentário